Para entender como funciona o TASER, basta lembrar que o sistema nervoso humano comunica-se através de impulsos elétricos - ondas cerebrais. O TASER emite impulsos elétricos similares - as Ondas T (T Waves). Veja, no gráfico acima, a comparação destas duas freqüências de ondas. Quando o corpo recebe de fonte externa uma emissão de Ondas T, esta se sobrepõe às Ondas T emitidas pelo cérebro humano e, assim, há a interrupção da comunicação do cérebro com o corpo, gerando a paralisação total e imediata dos movimentos.
- Sistema Nervoso Central - (cérebro e coluna espinhal) - Centro de comando e processamento de informações para a tomada de decisões.
- Sistema Nervoso Sensorial - Nervos que transportam as informações do corpo (temperatura, tato, etc.) para o cérebro.
- Sistema Nervoso Motor - Nervos que transportam os comandos do cérebro até os músculos para controlar os movimentos do corpo.
- Aparelhos de Choque Elétrico - Agem no Sistema Nervoso Sensorial, causando dor. Pessoas muito fortes, ou sob o efeito de drogas/álcool, podem ser imunes aos aparelhos de choque elétrico.
- TASER M26 - Age no Sistema Nervoso Sensorial e, também, noSistema Nervoso Motor. Paralisando e derrubando IMEDIATAMENTE qualquer pessoa, não importando quão forte, treinada - ou mesmo drogada ou embriagada - esta esteja.
- Este é o TASER - modelo M26 - versão exclusiva para as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Guardas Municipais. Esta restrição é de natureza legal, determinada pela DFPC - EB - MD.
- A imagem acima mostra o interior da pistola TASER M26. Sem balas, sem pólvora, sem chumbo, sem mortes.
- O pente do TASER M26 é "municiado" com 8 baterias recarregáveis da marca Energizer, especiais para o TASER, acompanhadas do respectivo carregador. Estas baterias geram energia suficiente para 100 disparos à plena carga. Em função da aquisição de uma quantidade maior de unidades do TASER M26, seria razoável reduzir o número de carregadores, afinal, bastaria um carregador para cada 5 TASERs. É também possível usar baterias AA (do tipo: Duracell Ultra), sendo que estas últimas irão gerar energia suficiente para cerca de 20 disparos.
- A imagem mostra o TASER M26, com um cartucho na extremidade do cano, pronto para ser acionado, e um acessório, opcional, que permite acoplar um segundo cartucho na base da coronha.
- O TASER M26 é fornecido com a Mira Laser. Acessório padrão, extremamente importante em função de dois aspectos, visto que reduz ao máximo a possibilidade do Policial não acertar o alvo e, sobretudo, a Mira Laser, por si só, é um fator de imposição de respeito à autoridade, afinal, basta posicionar o ponto luminoso sobre o corpo do suspeito e dar-lhe "voz de prisão" para que este se sinta inibido em esboçar reação.
Alcance de 10,6 m.
Alcance de 7,6 m.
Alcance de 6,4 m.
Alcance de 4,5 m.
- Estes são os principais modelos de cartuchos para o TASER, o alcance de cada cartucho é identificado pela respectiva cor. No interior de cada um está a cápsula de nitrogênio, além dos dardos, fios e cerca de 30 confetes com o respectivo número serial.
- Este era o cartucho com alcance de 6,4 metros (rajado em amarelo e preto). Desde janeiro de 2005, o cartucho de 6,4 metros passou a ser fornecido em sua nova cor cinza, conforme mostrado na imagem acima.
- A munição do TASER M26 é numerada, assim, cada cartucho possui seu número de série. Além disto, no interior de cada cartucho há uma quantidade propositadamente indefinida de confetes contendo, cada qual, o mesmo número serial da respectiva munição. Quando o cartucho é deflagrado, os confetes são liberados no cenário do disparo. Basta coletar um destes confetes para detectar a origem do cartucho, ou seja, para quem foi fornecida a munição. Logo, o TASER é a única arma não letal que permite, com segurança e rapidez, a identificação do autor do disparo.
- A imagem mostra o instante em que o cartucho do TASER M26 foi deflagrado e os dardos lançados. Repare que as tampas protetoras do cartucho são rompidas pela liberação da pressão do gás propelente (nitrogênio). A linha vermelha é o feixe da Mira Laser.
- A ilustração mostra o sistema de propulsão do cartucho do TASER. Em seu interior, está a cápsula com nitrogênio comprimido (1.800 PSI - não inflamável). Vale notar, mais uma vez, os dardos sendo lançados a mais de 160' por segundo, os confetes com o número serial da munição sendo liberados no local do disparo, sendo que a quantidade de confetes por cartucho é, propositadamente, indeterminada, entretanto, sempre superior a trinta unidades.
- O detalhe da imagem mostra o Data Port do TASER - onde se conecta o Data Kit (composto por um demodulador e respectivos cabos para conexão do TASER M26 ao computador) e, assim, coletar as informações referentes ao histórico de uso da arma. O Taser é totalmente gerenciável e cada disparo fica registrado em sua memória interna, logo, em função de eventual denúncia de uso indevido, basta acessar os dados para saber a data e o horário de cada disparo.
- O TASER pode ser utilizado também sem o cartucho com os dardos, ou seja, pode ser usado através do contacto direto da extremidade do cano com o corpo do criminoso. Vale ressaltar que o efeito de paralisação imediata é o mesmo, pois, seja qual for a forma de uso, o meliante será instantaneamente paralisado.
Spray de Pimenta Armas de Fogo
|
- O TASER é a mais eficiente e a ÚNICA arma não letal disponível no mercado internacional que permite ao Policial, instantaneamente, paralisar e derrubar o criminoso, não importando em que área do corpo este seja atingido. Nenhuma outra arma não letal é capaz disso.
- Com relação à resistência e durabilidade do TASER, acreditamos que esta imagem seja elucidativa - o TASER M26 se manteve intacto após ser "atropelado" por um veiculo que pesava 2 (duas) toneladas.
|
|
Ótimo, antes que todo cidadão de bem, também venha solicitar, mas é só para aos autorizados por lei, CERTO?
ResponderExcluir